Pra começar, e já que o nosso produto é livro, suporte para a transmissão do conhecimento, é fundamental, é básico, que qualquer livraria, seja ela pequena, média ou grande, tenha acesso rápido e eficiente às informações diárias sobre os lançamentos das editoras que foram feitos ontem, ou hoje e os que ainda estão por vir. De posse dessas informações será possível vender hoje o que ainda não existe; o que existirá somente daqui a uma semana, daqui a um mês ou mais.
referência nessas áreas. O que garante a longevidade de uma livraria, de uma editora, são os long-sellers; os best-sellers ajudam. Vamos a um exemplo prático. O livro Filosofia do Tédio, publicado pela Zahar e que, claramente, não é um best-seller, teve uma venda numa rede de livrarias 10 vezes superior à segunda colocada; e essa diferença não é de alguns poucos exemplares; ela é da ordem de algumas centenas de exemplares. Que livraria pode abrir mão de uma venda de várias centenas de exemplares de um livro?Por maior que seja o espaço físico de uma livraria (a Cultura do Conjunto Nacional tem 4.300 m2), nenhuma consegue ter em seu acervo físico, de imediato e à mão, tudo o que está disponível. Entretanto, não é por esse "pequeno" detalhe que é aceitável perder uma venda, por menor que ela possa parecer. Com informação disponível, livreiros capacitados, treinados e estimulados financeiramente, é possível vender o que não se tem na loja naquele momento e entregar depois. Mais uma pequena historinha vivenciada. Corria o ano de 1995 ou 96, século passado. A Contra Capa Livraria tinha crescido e dispúnhamos, então, da planilha excel, do Office. Não era sistema gerencial, não. Entra um cliente na loja e pede um determinado livro. Vou na seção onde deveria estar e não o acho. O que me resta? o catálogo da editora e, no qual está escrito, esgotado. Pergunto se o cliente não quer deixar nome e telefone para o caso de eu conseguir algum exemplar; ele dá as informações e as registro na planilha excel. De tempos em tempos organizava a planilha pela coluna esgotado. Um belo dia vejo que aquele título solicitado pelo cliente já estava disponível novamente pois, "ontem", tinha feito pedido dele para o acervo normal da livraria. Feliz, ligo para o cliente e informo que o livro solicitado por ele, há um ano atrás, e que naquela época estava esgotado, a livraria o tinha agora em estoque. Pergunto se ele ainda necessitava dele e o cliente, sem acreditar, pede para reservá-lo pois ía sair de casa naquele momento para ir buscá-lo na livraria. Mais importante do que fazer uma simples venda, foi fidelizar mais um cliente, que é a base para o sucesso ou não de uma livraria.
3 comentários:
Mestre Jaime!
Falo mestre de coração, pois concerteza 50% do que sei sobre livros e mercado livreiro aprendi com vc. Aí bem perto de vc, na av Presidente Wilson, tem um cara chamado David, que vendendo balas ta ensinando o mundo a fazer negócios. Veio! Vc com esse conhecimento todo, valia apena pensar em montar um curso sobre mercado livreiro, ou quem sabe , uma série de palestras. Pense na idéia com carinho, pois pode-se se tirar um dim dim disso.
Adorei o artigo, continue assim.
Forte Aplexo!
Marcão
Olá!
Caro Jaime, descobri o seu blog ao acaso,bisbilhotando o imenso mundo da blogosfera. Foi muito bom saber que você criou um blog para falar sobre o que mais gostamos. Você me conhece, para ajudar, sou um antigo profissional do livro, trabalhei como pracista da Paz e Terra e Graal e criei a Obra Aberta Distribuidora. Achei muito legal e bastante interessante suas postagens.
Tenho também um blog chamado Quitanda do Chaves e outro como Esquinas do Tempo, cuja temática principal é o mercado de livros. Depois de um longo intervalo, reapareci,agora como livreiro de rua (em frente ao Infoshopping - Ed. Central), ali estou com um amigo, mas não sei se continuo por lá, uso um pequeno espaço, atualmente exponho cultura libertária e livreiro virtual(livros usados). Bom não vou me estender, mas passarei mais vezes e linkarei seu espaço ao meu. Prazer em saber que você está na área.Um grande abraço.
Caro Wilton,
que bom que está na área; lembro de você sim. Já visitei e linkei seu Quitanda. Vamos nos falando.
abraço
Postar um comentário