
O ano de 1971 foi declarado pela ONU como Ano Internacional para Ações de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial. No Brasil, diversos grupos ligados ao Movimento Negro começaram a utilizar a data de 20 de Novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, como data simbólica para a discussão de inúmeros problemas relacionados ao dia-a-dia das pessoas afro-descendentes. É claro que todas as outras pessoas que constituem a sociedade brasileira não estão à margem destas questões.
Em 9 de Janeiro de 2003, a Lei federal n. 10.639, determinou que "nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira." Também determinou que "o calendário escolar incluirá o dia 20 de Novembro como 'Dia Nacional da Consciência Negra'." Atualmente esta data é feriado municipal em 262 cidades no Brasil, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.
Publicados pela Jorge Zahar, indico os seguintes títulos relacionados ao tema:



2 comentários:
Olá Jaime,
Muito legal a sua iniciativa de criar um blog! Com certeza irei acompanhar. Parabéns!
Abraços,
Bruna Pallini
Olá faço um convite para que visite nosso espaço literario em www.literaturaperiferica.ning.com um canto onde encontrara muitos amigos que compartilham suas idéias !!!
Marcio
Postar um comentário