Como já comentado em outros posts não existe uma formação formal para as pessoas que trabalham com livros na área de vendas e/ou atendimento ao cliente de livrarias, o leitor, e ao cliente de editoras e distribuidoras, as livrarias. Constatado o problema, qual a alternativa?
Como você trabalha com livros fica mais fácil investir na sua própria formação profissional. Como? É simples, lendo. Se você não tem o hábito da leitura, é bom começar a adquiri-lo já. Em primeiro lugar porque sempre será mais fácil vender um produto, o livro no caso, se você conhecer bem o que pretende vender. A leitura dos livros propicia esse conhecimento. Além disso, com leituras direcionadas, pode-se aprender com a experiência dos outros com relação a métodos de venda, como atender o cliente, como transformar o cliente em freguês (fidelizá-lo), criação de ações promocionais, relacionamento com colegas e chefes etc, etc.
O mercado do livro cresce a cada ano e caminha mais e mais, a cada dia, para a profissionalização. Portanto, os melhores empregos, os melhores salários, estarão à disposição dos melhores profissionais, dos mais capacitados. Por isso, invista em você agora para não ficar à margem deste processo.
Vou passar a indicar nestas dicas livros que já li e que podem ajudar na formação profissional de quem trabalha na área. Começo com dois livros pequenos e de leitura rápida e agradável, com a esperança que peguem o gosto.
"Superdicas para Vender e Negociar Bem", de Carlos Alberto Júlio, publicado pela Editora Saraiva. Seguem algumas passagens:
O mercado do livro cresce a cada ano e caminha mais e mais, a cada dia, para a profissionalização. Portanto, os melhores empregos, os melhores salários, estarão à disposição dos melhores profissionais, dos mais capacitados. Por isso, invista em você agora para não ficar à margem deste processo.
Vou passar a indicar nestas dicas livros que já li e que podem ajudar na formação profissional de quem trabalha na área. Começo com dois livros pequenos e de leitura rápida e agradável, com a esperança que peguem o gosto.
"Superdicas para Vender e Negociar Bem", de Carlos Alberto Júlio, publicado pela Editora Saraiva. Seguem algumas passagens:
pág 13 Vender exige foco, disciplina e organização.
pág 20 Quem não sabe o que vende, não vende!
pág 21 Muitas vezes nossa competitividade em relação aos concorrentes está nos serviços que oferecemos, e não nos produtos.
pág 58 A credibilidade é conquistada nos detalhes e também é destruída por eles.
pág 67 Monitore a concorrência.
pág 80 Atendimento é resolver os problemas do cliente.
pág 20 Quem não sabe o que vende, não vende!
pág 21 Muitas vezes nossa competitividade em relação aos concorrentes está nos serviços que oferecemos, e não nos produtos.
pág 58 A credibilidade é conquistada nos detalhes e também é destruída por eles.
pág 67 Monitore a concorrência.
pág 80 Atendimento é resolver os problemas do cliente.
pág 91 Em vendas é preciso agir rápido: o pedido perdido hoje não volta mais.
pág 117 Quem fideliza o cliente é quem o atende.
O livro tem muito mais do que estas pequenas "pílulas". Vale a leitura.
A outra sugestão é "Clássicos do Mundo Corporativo", de Max Gehringer, publicado pela editora Globo. Algumas passagens:
pág 17 Nosso nome é a nossa primeira marca registrada.
pág 117 Quem fideliza o cliente é quem o atende.
O livro tem muito mais do que estas pequenas "pílulas". Vale a leitura.
A outra sugestão é "Clássicos do Mundo Corporativo", de Max Gehringer, publicado pela editora Globo. Algumas passagens:
pág 17 Nosso nome é a nossa primeira marca registrada.
pág 25 Em uma entrevista, nada melhor que a sinceridade.
pág 54 Liderança nada mais é que a capacidade de influenciar um grupo.
pág 54 Liderança nada mais é que a capacidade de influenciar um grupo.
pág 60 Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa.
Boas leituras e até as próximas dicas.
Boas leituras e até as próximas dicas.
2 comentários:
Jaime!nossa, parece que esse post foi feito para mim!ando tão desanimada com a minha vida de livreira, é um caminho muito árduo.parece fácil,mas não é.o que qualifica nosso trabalho é mesmo ler,mas tem horas que o excesso de informações,na internet,jornais ter que acompanhar tudo,parece que quando você vai pegar um livro, já está tão cheio de tudo que pega é no sono!rsrs.como eleger um foco num mundo tão desfocado!desabafos à parte,só passei para dizer que visito sempre seu blog,gosto muito apesar de comentar pouco.um beijo e quando aparecer na cultura,visita a filosofia, quem visita a filosofia, a séria eu digo, claro.rsrs?é um mundo quase obsoleto, velho como os escritos gregos,mas tem gente boa trabalhando lá ainda.um abraço, carol.
Oi Carol,
se você sentiu esse direcionamento então atingi meu objetivo. Que bom. Passe sempre pois, seus comentários e até enventuais conversas que já tivemos, têm muito a contribuir. Você já tem uma boa experiência no seu trabalho de liveira. Não desanime pois tem muita coisa boa pela frente neste nosso mercado tão especial, o do livro.
beijo
jaime
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