terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

2009, Ano Internacional da Astronomia

As Nações Unidas elegeram o ano de 2009 como o Ano Internacional da Astronomia com o tema "O Universo para você descobrir". O objetivo é despertar o interesse, principalmente do público jovem, para a astronomia e a ciência em geral. A UNESCO e a União Astronômica Internacional serão os principais responsáveis pelas comemorações e implantação das atividades.

Mas, por que 2009? Porque há exatos 400 anos, em 1609, Galileu Galilei fez a primeira observação astronômica utilizando um telescópio. O inventor do telescópio foi Hans Lippershey, holandês fabricante de lentes que, em 1608, construiu esse instrumento para observação de objetos à distância para fins militares. A notícia chegou a Galileu que se empenhou em desenvolver o seu próprio telescópio, também conhecido como luneta. Na imagem ao lado, as duas primeiras lunetas de Galileu expostas no Museu de História da Ciência de Florença. (As lunetas estão apoiadas diagonalmente).

A teoria de Copérnico de que o Sol era o centro do universo conhecido começou a ser divulgada a partir de 1529 através de um manuscrito. Em livro foi publicada somente em 1543, ano em que Copérnico faleceu; recebeu um exemplar da obra já em seu leito de morte. Esta hipótese heliocêntrica (já levantada em 300 a.C. por Aristarco de Samos) contrapunha-se à teoria geocêntrica (a Terra era o centro do universo) que tinha por base a física aristotélica e que foi consolidada por Ptolomeu na primeira metade do século II, em 140 d.C.. Assim, durante quase 14 séculos prevaleceu a teoria geocêntrica que veio a constituir-se num artigo de fé, confirmado por interpretações de passagens bíblicas (no Salmo 104:5 da Bíblia, está escrito: "Lançaste os fundamentos da Terra, para que ela não fosse abalada em tempo algum."). Copérnico não tinha como comprovar sua hipótese que era baseada em cálculos matemáticos.

Portanto, esta primeira observação astronômica feita por Galileu comprovou a hipótese levantada por Nicolau Copérnico, revolucionou o conhecimento científico da época e foi além, com profundas consequências culturais, sociais e religiosas diretamente no dia-a-dia das pessoas e da sociedade. Galileu observou as montanhas lunares e as manchas solares, os satélites de Júpiter, as fases de Vênus e o planeta Saturno. Os satélites de Júpiter foram a descoberta que desferiu o golpe derradeiro na teoria geocêntrica, pois mostra que a Terra não é o único centro para os movimentos; Júpiter também o era para seus satélites. Todas estas descobertas foram publicadas no livro "Sidereus Nuncius" ("Mensageiro das Estrelas"), em 1610.

Em 19 de fevereiro de 1616 Galileu é proibido pela Inquisição do Tribunal do Santo Ofício de difundir ideias heliocêntricas (vinha escrevendo em italiano com esse objetivo). Em 5 de março de 1616 a Congregação do Index colocou o Des Revolutionibus de Copérnico no Índice de livros proibidos pela Igreja Católica, junto com todos os livros que defendiam a teoria heliocêntrica, tendo como justificativa o Salmo 104:5 da Bíblia, supra citado. O modelo heliocêntrico foi condenado como "absurdo e herético" e a teoria do movimento de rotação da Terra como "errônea na fé". Em 22 de junho de 1633 Galileu é julgado e condenado por heresia e obrigado a negar (abjurar) publicamente suas ideias de que a Terra não é o centro do universo e que não é imóvel. Reza a lenda que, depois do julgamento, Galileu teria murmurado "eppur si muove" (contudo, move-se). Também é proibido de ter contato público e de publicar novos livros. Praticamente cego, termina o Discorsi e dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienze, attinenti alla meccanica e I movimenti locali (Discurso das Duas Novas Ciências, Mecânica e Dinâmica). O livro é contrabandeado para a Holanda e publicado em Leiden em 1638. Este livro é considerado a obra fundadora da física moderna.

Somente em 1822 as obras de Copérnico, Kepler e Galileu foram retiradas do Índice de livros proibidos; em 1982, o Papa João Paulo II depois da visita à Universidade de Pádua, ordenou a revisão do processo contra Galileu. Esta revisão durou até 1999, quando a Igreja Católica finalmente decidiu por sua absolvição, 357 anos após sua morte.

Para termos uma ideia da importância das ideias de Copérnico e de Galileu, Sigmund Freud, sim ele mesmo, o descobridor da psicanálise, do inconsciente, no texto "Uma Dificuldade no Caminho da Psicanálise", escrito em 1917, propõe-se "a descrever como o narcisismo universal dos homens, o seu amor-próprio, sofreu até o presente três severos golpes por parte das pesquisas científicas". (são as feridas narcísicas) (vol 17 das obras completas - Imago, páginas 149 a 153).

1-Copérnico tira a Terra do centro do Universo; é o golpe cosmológico;

2-Darwin, com a Evolução das Espécies, publicado em 1859, questiona a ascendência divina da humanidade e tira o homem do centro da criação, demonstrando que também faz parte de um processo evolutivo; é o golpe biológico;

3-Freud, com a teoria do inconsciente; é o golpe psicológico. Nas palavras de Freud: "É assim que a psicanálise tem procurado educar o ego. Essas duas descobertas - a de que a vida dos nossos instintos sexuais não pode ser inteiramente domada, e a de que os processos mentais são, em si, inconscientes - (...), equivalem à afirmação de que o ego não é o senhor da sua própria casa. (...) Não é de espantar, então, que o ego não veja com bons olhos a psicanálise e se recuse obstinadamente a acreditar nela." (pp 152-3).

Portanto, se ainda fosse livreiro e depois destas "descobertas", passaria a ter um espaço, com destaque, dedicado a estes grandes pensadores, responsáveis por profundas transformações no entendimento do homem e do mundo; um tributo à ciência e ao conhecimento humanista.

Para terminar, em agosto deste ano de 2009, será realizada no Rio de Janeiro a Assembléia Geral da União Astronômica Internacional. Para ajudar na divulgação do tema, seguem alguns títulos da Zahar relacionados com o evento e com este ano especial:







A relação de todos os títulos da Zahar dentro do assunto ciência pode ser vista através do seguinte link.

Nenhum comentário: