segunda-feira, 22 de março de 2010

E-Commerce? É Lógico que Dá Certo!

Foi publicada a 21ª edição do WebShoppers, relativa ao ano de 2009, que pesquisa o e-commerce no Brasil. Para quem continua descrente e sem dar a devida importância, seguem os números:

a) crescimento de 30% com faturamento de R$ 10,6 bilhões. O tíquete médio foi de R$ 335,00.

b) 17,6 milhões de pessoas no Brasil compraram pela internet; crescimento de 33% em relação a 2008. Aqui existe um potencial enorme de crescimento pois, segundo pesquisa do Ibope Net Ratings, o Brasil teve 66,6 milhões de internautas em 2009. Portanto, somente 26% dos que já são internautas compraram pela internet.

c) a confiança do e-consumidor nas lojas virtuais durante todo ano de 2009 esteve entre 85% e 87%.

d) livro continua sendo a categoria mais vendida na internet. As cinco principais são:
1º livros e assinaturas de jornais e revistas
2º saúde, beleza e medicamentos
3º eletrodomésticos
4º informática
5º eletrônicos

e) na comparação entre compras na web X lojas físicas, com relação ao produto livro, nos últimos 3 meses, 40% das pessoas compraram na internet e 36% compraram em lojas físicas.

f) com relação à expectativa de compras para os próximos 3 meses, 32% das pessoas vão comprar livros na internet e 18% em lojas físicas.

Mesmo assim, a maioria das livrarias físicas ainda não está na web vendendo livros. Com isto, este importante espaço de vendas está sendo ocupado e, cada vez mais disputado, por empresas que, originalmente, não eram livrarias. Segue um pequeno levantamento:

Submarino
Americanas
Extra
Wal-Mart
Compra Fácil
Livraria da Folha

Lojas Colombo

Ainda é possível entrar neste mercado? Acho que sim, mas o tempo está acabando...

Leia também o post Crise? Na Web, Não

Nenhum comentário:

De como chegamos a este estado de coisas

  Em 11 de janeiro de 2020 foi registrada, na China, a primeira morte por Covid-19. A população mundial hoje está na ordem dos 7,8 bilhõ...